23. julho. 2020
fb-like
fb-share

CMG classifica aluna para 2ª etapa do Parlamento Jovem Brasileiro

Aluna Monique Farias do Terceiro ano do Ensino Médio é classificada para a próxima fase estadual do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Este projeto foi desenvolvido sob orientação do professor Diogo Perin na disciplina de Atualidades, tendo como finalidade estimular junto a seus alunos discussão de temas como política, cidadania, participação, pensamento crítico e proatividade.
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens que passam por todas as etapas tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A aluna Monique Farias relata que elaborou um projeto de lei com a seguinte proposta: instalação de cisternas para captação de água de chuva em residências e edifícios. Ação esta que contribui para resolver a questão da escassez de água potável. Segundo a aluna este é um problema recorrente atualmente, “fiquei muito feliz de ser classificada para próxima etapa de seleção do PJB, e quem sabe por meio do meu projeto de lei possa contribuir com o meio ambiente”.
Para o professor do colégio possibilitar aos alunos esta experiência é poder oportunizar o aprender mais sobre a realidade social, com a busca de soluções para os problemas existentes e o entendimento das responsabilidades de governos, organizações e cidadãos, além de serem criadas múltiplas oportunidades de reflexão.
O exercício de elaborar uma proposta legislativa é uma grande oportunidade para os estudantes, pois a partir desta experiência os alunos passam a desenvolver competências dos eixos cognitivos, como o domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos, o enfrentamento de situações-problema, a construção de argumentação e a elaboração de propostas.

45ffff38-f0a3-475d-aae2-f2b9dddd8f47

TAGS: