19. fevereiro. 2020

CMG na OBR de SC 2019

Os alunos do curso técnico em ELETROMECÂNICA do Colégio Maximiliano Gaidzinsk – CMG participaram da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu neste sábado (17) em Jaraguá do Sul. O colégio CMG de Cocal do Sul participou da competição com 8 estudantes divididos em 2 equipes, obtendo o sexto lugar com a equipe CMG – ROBOTIC 1 e o décimo primeiro lugar com a equipe CMG – ROBOTIC 2.
No total, participaram mais de 130 equipes de 60 instituições de ensino no Estado de Santa Catarna. A competição reuniu cerca de 500 estudantes.
Na OBR, 12 pistas simulam uma situação de desastre em que os robôs precisam realizar um resgate. “A pista simula um desastre natural em que o robô precisa seguir uma linha até encontrar as vítimas. A questão é que, como é um ambiente de desastre, essa linha pode estar corrompida, com barreiras e obstáculos, então o robô precisa contornar tudo isso”, afirma o professor Ramon Casagrande Oening, orientador das equipes do colégio CMG.
As equipes CMG – ROBOTIC 1 formada por: Amanda Mazzuco Reus, Gabriel Fernandes Gregório, Gabriela Martins Niero, Gustavo Feltrin Zanellatto e CMG – ROBOTIC 2 formada por: Caio Da Rolt, Juliano Sartor, Luiz Alexandre Ceccato e Wilian Burigo, estudantes do segundo e terceiro ano, prepararam dois robôs diferenciados para a competição.
Os alunos afirmam que a experiência agrega em suas formações enquanto técnicos em ELETROMECÂNICA.
Para o professor Reginaldo Tassi Coordenador do Curso Técnico em ELETROMECÂNICA do colégio CMG que também participa na coordenação das equipes, as expectativas do evento deste ano foram alcançadas, “ pois, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma tradicional competição estudantil, realizada desde 2006, que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científicas e tecnológicas.”