15. agosto. 2016

Estudo das Migrações Contemporâneas.

Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Maximiliano estão realizando pesquisa para o seu projeto de M2AGIC com o tema “Migrações Contemporâneas – Imigrantes Haitianos em Cocal do Sul – 2010 a 2016”. Esse estudo busca problematizar a história de imigrantes haitianos na cidade de Cocal do Sul. Vítimas de um desastre natural em 2010, os haitianos realizaram uma migração em massa para o Brasil. E Cocal do Sul foi uma dessas cidades.
Após realização de pesquisa e fundamentação teórica sobre a história do Haiti, os alunos que compõe a equipe realizaram uma pesquisa de campo com os moradores de Cocal do Sul. Entrevistaram em torno de 100 pessoas, buscando compreender as percepções dos moradores locais sobre os migrantes haitianos. Como parte final do trabalho, foi realizada uma entrevista com Pesrot Charles, em território brasileiro há 03 anos e atualmente presidente da Associação de Haitianos de Cocal do Sul.
Na entrevista aos alunos, Charles contou um pouco de sua trajetória de vida, explicando como chegou a Cocal do Sul, exemplificando com mais histórias de outros integrantes da comunidade haitiana que moram na cidade. Falou das dificuldades iniciais que encontraram para se estabelecerem, desde alugar casas e também encontrar empregos, mas ressaltou a principal delas: a língua portuguesa. Ao mesmo tempo em que destacava como gosta de morar na cidade e região, chegando a ser bombeiro voluntário da cidade de Urussanga.
O contato dos alunos com esses novos moradores de Cocal do Sul e região faz com que haja uma aproximação cultural entre aqueles que vieram de fora e a população local, diminuindo assim as possibilidades de xenofobia e preconceito étnico racial, preconizando interação social.
IMG-20160809-WA0013