25. março. 2019

Robótica CMG entre os 10 melhores do Brasil!

Colégio Maximiliano Gaidzinski fica entre os 10 melhores do Brasil na OBR 2018!

Instituição de ensino de Cocal do Sul disputou na última semana a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, na Paraíba

O Sul de Santa Catarina, representado pelo Colégio Maximiliano Gaidzinski, ganhou destaque na Olímpiada Brasileira de Robótica, realizada na última semana em João Pessoa, na Paraíba. O colégio de Cocal do Sul ficou entre os 10 melhores do Brasil, conquistando o 8º lugar, na categoria nível 2, entre mais de 80 instituições de ensino do Brasil que participaram na competição. Ao todo, o evento reuniu 420 alunos do Ensino Médio e Fundamental de diferentes regiões do país.

A equipe “CMG COMICS”, formada pelos alunos de Ensino Médio e Técnico em Eletromecânica (Ângelo Burigo Maragno, Caetano Peruchi de Pellegrin, Helena Mazzuco Sorato, Hugo Manoel Lima), conquistou ainda em agosto o 1º lugar na etapa estadual, sendo a única vaga para representar Santa Catarina em João Pessoa.

As provas da OBR são realizadas por meio de duas modalidades: competições práticas com o desenvolvimento de robôs e provas teóricas. Para chegar à final, a equipe “CMG COMICS” passou por diferentes etapas e desafios, que avaliaram habilidades como raciocínio lógico, criatividade e trabalho colaborativo. “A experiência de participação em um evento grandioso como esse fortalece a relação aluno/professor, podendo transmitir na realidade todas as formas de interação entre os alunos fora da sala de aula. A OBRatua, em minha opinião, como instrumento para a melhoria do ensino, bem como identificar jovens talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científica”, avalia o professor Ramon Oening, que, ao lado do professor Reginaldo Tassi, orientou os alunos do CMG durante a competição.

Para o estudante Caetano Peruchi, que faz parte da equipe de robótica, a vitória da etapa estadual da OBR permitiu não apenas um avanço na competição, mas, como consequência, maior necessidade de evolução tanto da equipe quanto do robô. Diversas regras recentes e novos obstáculos exigiram o máximo de empenho do grupo para a disputa da etapa nacional, colocando à prova todos os desafios do universo de lógica e automação de máquinas. “Foi uma experiência inesquecível, trabalho em equipe, necessidade de mudança no hardware e software do robô, adaptação às diferentes pistas de competição, tudo isso cooperou para que os aprendizados adquiridos nesta competição sejam levados para o resto da vida”, finaliza.
ALISSA STEILEIN DE MORAES
Assistente Comunicação / Marketing